É comum na prática clínica a insegurança e despreparo ao enfrentar partos complicados por distócia de ombro, que é uma emergência crítica em obstetrícia.
1.Parto distócico
2. Distocia de trajeto (bacia)
2.1 Distocia de partes moles
2.1 Distocia óssea ou de bacia
3. Distocia fetal (objeto)
3.1 Distocia de ombros
4. Distocia funcional (motor)
4.1 Distocia por hipoatividade uterina
4.2 Distocia por hiperatividade uterina
4.3 Distocia por hipotonia uterina
4.4 Distocia por hipertonia uterina
4.5 Distocia por inversão do gradiente
4.6 Distocia de dilatação (ou cervical)
4.7 Parto obstruído
5. Diagnóstico clínico do parto disfuncional
6. Recomendações atualizadas da OMS (2018)
Aprender a manejar partos complicados com distócia de ombro com confiança e precisão, garantindo um atendimento de alta qualidade na sala de parto.
Saber exatamente qual conduta adotar em cada situação, com protocolos claros e diretrizes simplificadas.
Reduzir a insegurança e elevar sua confiança no atendimento, ao identificar precocemente e manejar de forma adequada cada situação.
O acesso ao material é por meio da nossa plataforma de membros. Após a aprovação do pagamento, você receberá automaticamente por e-mail seu link de acesso com todas as instruções. Nas compras feitas por PIX ou cartão de crédito o recebimento é imediato.
O material é em formato PDF, pode ser acessado pelo computador, celular ou tablet/ipad. Caso preferir, você pode imprimir e encadernar.
O acesso ao material é vitalício.
Os materiais são protegidos por direitos autorais, não é permitido o compartilhamento do PDF com outras pessoas, caso isso ocorra se configura como crime de violação dos direitos autorais tipificado no Código Penal.
A área de membros é monitorada, o descumprimento desta regra resulta no banimento do usuário da plataforma.
Mariani Neto C, Aquino MMA, Souza GN. Distocias. In: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia; Urbanetz AA, Luz SH, organizadores. PROAGO Programa de Atualização em Ginecologia e Obstetrícia: Ciclo 14. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2017. p. 55–78. (Sistema de Educação Continuada a Distância, v. 2).
Manual ALSO Brasil 2020
Manejo das complicações na gestação e no parto. OMS.Artmed, 2005.
Amorim MM, Duarte AC, Andreucci CB, Knobel R, Soligo-Takemoto ML. Distocia de ombro: proposta de um novo algorítmo para conduta em partos em posições não supinas. Femina 2013; 4 (3): 115-124.
Cunningham FG et al. Obstetrícia de Williams. 24. ed. Porto Alegre: A McGraw-Hill, 2016.
WHO recommendations: intrapartum care for a positive childbirth experience. Geneva: World Health Organization; 2018. ISBN 978-92-4-155021-5. Disponível em http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/260215/1/WHO-RHR-18.04-eng.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica Saúde das Mulheres /Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília: Ministério da Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde. Gestação de alto risco. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.
Filho, Jorge R. Obstetrícia Fundamental. Disponível em: Grupo GEN, (15th edição). Grupo GEN, 2024.
O material possui 49 páginas de conteúdo